sexta-feira, 3 de julho de 2015

* TOMAR REMÉDIOS ANTIDEPRESSIVOS SEM PSICOTERAPIA TEM EFEITO?*



Para começarmos a refletir diante desta temática tão polêmica e importante, sugiro que usemos uma analogia para tal tarefa. 
Podemos pensar em sintomas comuns à muitos pacientes como a aqueles que apresentam ataques de pânico (palpitação, dores no peito, enxaqueca interminável, náusea, etc); medo de dirigir; dificuldades no campo da sexualidade ... enfim ... os sintomas pode variar bastante. 
Qualquer um destes sintomas de cunho psicológico e/ou psiquiátrico podem ser comparados à uma febre, por exemplo. A mesma faz com que nos sintamos mal o suficiente para procurar um pronto-socorro mais próximo, correto?
Lá provavelmente serão prescritos medicamentos com intuito de dar fim à esta febre.
Caso optemos por ir embora após a febre cessar e não fiquemos para descobrir a causa deste sintoma, provavelmente estaremos de volta ao PS com sintomas muito mais graves, já que fomos superficialmente cuidados.
Desta mesma forma podemos pensar em todo e qualquer sintoma psicológico. Mesmo que façamos uso de um medicamento psiquiátrico que seja realmente eficaz, ainda sim o mesmo estará atuando na superfície da problemática, em tudo aquilo que está mais evidente. Porém, somente a análise/psicoterapia será capaz de instrumentalizar o paciente a descobrir a si mesmo e, com isso, a causa de suas mazelas físicas e psicológicas.
Quero esclarecer que meu objetivo não é menosprezar o tratamento psiquiátrico, pelo contrário, é mantê-lo intimamente ligado ao tratamento psicológico, de modo que caminhem juntos rumo à saúde mental dos pacientes.

Este link corrobora com os argumentos citados. Confiram também:
http://www.equipehipnose.com/antidepressivos-sem-terapia-nao-tem-efeito-aponta-pesquisa/

(Psicanalista Amanda Matos)
contato@amandamatos.com.br
www.amandamatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!