terça-feira, 14 de abril de 2015

TECNOLOGIA: VILÃ OU HEROÍNA?

Vivemos em uma época onde a tecnologia está por toda parte, seja no âmbito profissional como também nos momentos de lazer. A tecnologia, desde o celular até o tablet/IPad/computador/iPod e etc são "veículos" de informação e comunicação, porém, contraditoriamente, acabam perpetuando distanciamento, introspeção e até mesmo solidão. Por que será que isso acontece?
Para responder tal pergunta talvez precisemos pensar em quem são os indivíduos que "mergulham" no mundo virtual em detrimento da realidade e interação com os demais. Em geral, são pessoas que almejam adentrar a suas fantasias para além de seus sonhos, de maneira a se aproximar de sua onipotência e se distanciar dos limites que a vida nos impõe diariamente. 
À medida que permanecemos reclusos no mundo virtual temos a impressão que investimos fortemente em laços, quando na verdade há meramente uma pseudo-interação. Quero deixar claro que não afirmo que relacionamentos virtuais não tragam frutos, não me refiro à essa temática. O que estou dizendo é que algumas pessoas fazem uso de recursos virtuais para dizerem a si mesmas que estão interagindo, convivendo, fazendo amigos, quando na verdade estão apenas cativas dentro da solidão que criaram sem ao menos se darem conta.
Enfim, a tecnologia por si só não é vilã nem heroína, já o papel que esta ocupa em nossa vida que nos conduz à saúde ou adoecimento emocional. 
Vale a pena refletir sobre o assunto! 

🌟 Psicanalista Amanda Matos 🌟
💻 www.amandamatos.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!