sábado, 18 de janeiro de 2014

*Psicoterapia de Casal: Por que procurar?*

Comumente as pessoas imaginam que Psicoterapia de Casal é uma maneira de "consertar" casamentos praticamente desfeitos; fazer com que um dos parceiros se transmute em alguém perfeito ou minimamente mais próximo do que se almeja.
Mas, na realidade, a Psicoterapia de Casal é um processo analítico realizado com o relacionamento a dois se encontra em total descompasso, não necessariamente precisa ser um matrimônio factual perante a lei, simplesmente um relacionamento.
Diferentemente do que se comenta acerca desta vertente terapêutica, muitas vezes, o resultado da Psicoterapia de Casal é que as pessoas envolvidas concluam que o melhor a ser feito é concretizar a separação, pois somente assim ambos poderão trilhar um caminho sadio psiquicamente rumo à felicidade.
O objetivo não culmina em perpetuar enlaces que promovem apenas tristeza e sofrimento, bem como o intuito não é desfazer uma família ... é apenas permitir que casais reflitam sobre os motivos que os fizeram se engajar e se ainda há o que os una daqui por diante. E, principalmente, se estão dispostos a empatizar com o outro e colocar o relacionamento em ênfase naquele momento.
Obviamente que desistir de um relacionamento disfuncional é uma saída rápida, porém a Psicoterapia de Casal convida as pessoas a repensarem sobre si mesmas, sobre seus relacionamentos e encontrarem a felicidade que existe nelas mesmas.
Fingir que uma relação amorosa está ótima, não faz com que acordemos no dia seguinte e nosso anseio tenha sido atendido. Portanto, precisamos ter um olhar mais atento para o que nos desagrada e nos deixa angustiados, pois somente assim será possível encontrar a real felicidade a dois!
A figura que ilustra esta nota remete ao Filme "Divã a Dois", obra que se caracteriza como um excelente recurso para nos aproximar de como se delineia uma Psicoterapia de Casal.
Convido à todos a assistirem o filme, pois este recurso irá auxiliar a desmistificar os pensamentos receosos e até mesmo preconceituosos no que se refere à Psicoterapia de Casal.


Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica & Psicanalista Infantil)
Contatos: (11) 2834-3731 e 9.7487-8692
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
E-mail: psi.amsantos@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!