sábado, 18 de janeiro de 2014

*TDAH: O Estigma de uma Sigla"

Atualmente as instituições escolares tendem a categorizar toda e qualquer agitação e dificuldade de concentração como TDAH, porém tal diagnóstico desenfreado não deve ser perpetuado. 
Há inúmeras razões pelas quais uma criança pode desempenhar comportamentos irrequietos ou até mesmo não focar em suas tarefas e, para compreender esse contexto, é preciso estar ciente de que as crianças se caracterizam como seres possuidores de diferentes facetas, portanto algum aspecto desfavorável no desempenho escolar pode ser resultante de outra instância de sua realidade, como por exemplo, se uma criança se mostra extremamente agressiva, não necessariamente remete à ausência de limites inseridos pelos pais, podemos considerar, hipoteticamente, que a criança, por ter intensa dificuldade para assimilar conteúdos, inconscientemente, recorreu à agressividade e à rebeldia para camuflar sua problemática e evitar a angústia que esta desencadeia.
O TDAH, como qualquer outro diagnóstico ligado à dificuldade que se apresenta durante o processo de aprendizagem, requer muita cautela, pois a criança irá carregar o estigma por todo percurso estudantil e isso afetará suas relações interpessoais.
Portanto, torna-se imprescindível a realização de um diagnóstico diferencial criterioso com a atuação de um Psicólogo, Psiquiatra, Neurologista e profissionais advindos do ambiente escolar.
Minha orientação é a realização de um Psicodiagnóstico detalhado e a instauração de uma comunicação interpessoal entre os profissionais.
Em suma, se está preocupado com seu filho referente à intensa agitação, ausência de concentração, baixo desempenho escolar, procure o auxílio de um Psicólogo para que seu bem mais precioso não seja estigmatizado e sim devidamente avaliado e, caso seja diagnosticado com TDAH, haja a orientação familiar e feedback adequados.


Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica & Psicanalista Infantil)
Contatos: (11) 2834-3731 e 9.7487-8692
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
E-mail: psi.amsantos@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!