sábado, 18 de janeiro de 2014

*A Importância dos Limites na Educação da Criança*

Atualmente grande parte dos pais apresenta significativa dificuldade em impor limites aos filhos, bem como efetuar castigos. Este panorama nos apresenta crianças que atuam como verdadeiros reis e rainhas na família e contextos diversos onde estão inseridos. Portanto, os desejos infantis imperam!
Ao contrário do que os pais imaginam, a educação direcionada aos filhos instrumentaliza os mesmos a se constituírem enquanto seres humanos pertencentes à uma sociedade e, principalmente, cidadãos.
Torna-se imprescindível que a criança tenha a possibilidade de apreender o primeiro NÃO a partir do contato afetuoso e íntimo com seus pais para que assim, a partir de seu desenvolvimento, por conseguinte, conseguir se deparar com as limitações e obstáculos que a vida impõe sem que haja um descompasso psicológico.
A confiança obtida mediante o enlace amoroso inicial com os pais, a criança pode vivenciar as intempéries presentes em sua realidade com maior propensão à resiliência.Como por exemplo, um adulto advindo deste âmbito, ao ser confrontado com a negativa perante um processo seletivo de um empresa, pode apreender uma essencial experiência desta situação e não se caracterizar como um sujeito desprovido de qualificações.

Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica Hospitalar & Psicanalista Infantil)
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
Contatos: (11) 2834-3731 ou 9.7387-8692

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!