sábado, 18 de janeiro de 2014

*Dificuldade de Aprendizagem: Um Novo Olhar*

A cada dia se torna mais comum que as crianças apresentem algum tipo de dificuldade durante o processo de aprendizagem e as limitações observadas, em sua grande maioria, são denotadas como desleixo, preguiça ou até mesmo falta de incentivo familiar. Mas este pensamento é muito reducionista, considerando as diferentes facetas que compõem o universo psíquico infantil.
Uma criança pode apresentar dificuldade em se concentrar nos estudos; em apreender o conteúdo disponibilizado; em concluir as tarefas dentro do período determinado e etc, porém não necessariamente estes caracterizam o real problema que está sendo vivenciado. Inconsciente a criança pode estar demonstrando um descompasso emocional por meio de uma limitação factual em seu aprendizado.
Para compreender o contexto acima, convido você a pensar no momento em que alguém está doente, preferencialmente com febre. A febre por si só não representa o problema real, esta remete à um sintoma que tem por função alertar que algo está funcionamento erroneamente. Por exemplo, uma febre por ser sinal de uma infeção, alteração na vesícula, virose, dentre outras afecções físicas.
Partindo desse pressuposto, a dificuldade de aprendizagem funciona da mesma maneira, então não necessariamente remete à um déficit intelectual, também pode fazer alusão à um descompasso na realidade psíquica da criança, como conflitos no âmbito familiar; bullying; prejuízos nos relacionamentos interpessoais e etc.
Em suma, é imprescindível ter cautela antes de estigmatizar uma criança e categorizá-la como possuidora de transtorno de déficit de aprendizagem. Devemos ampliar nossa visão e nos atentar aos diferentes aspectos da criança, sem julgá-la e, impreterivelmente, considerar sua angústia.
Vale a reflexão!


Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica & Psicanalista Infantil)
Contatos: (11) 2834-3731 e 9.7487-8692
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
E-mail: psi.amsantos@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!