sábado, 18 de janeiro de 2014

*Importância da Empatia X Transtornos Psicológicos*

O paciente que se depara com algum descompasso emocional apresenta, inicialmente, dificuldade em compreender o que se passa em seu psiquismo e imagina como serão os dias que trilhará em sua vida e, cada indivíduo que compõe suas relações interpessoais, desde a mais intima até a mais burocrática, exerce certa influência na construção de alicerces perante um transtorno psicológico.
Partindo deste pressuposto, a capacidade de empatizar faz com que essas relações entre paciente e a realidade que o cerceia, sejam repletas de compreensão, respeito, mutualidade e parceria. Empatizar vai além de colocar-se no lugar no outro, representa ser um cidadão e instrumentalizar o outro rumo à seu bem-estar.
Injustamente, muitos pacientes são colocados à margem da sociedade e acabam mergulhando no abandono de seus tratamentos psiquiátrico e psicológico, resultando na maximização de seus sintomas e potencialização da dificuldade em nutrir relacionamentos.
Infelizmente, muitas vezes, essas pessoas passam a sobreviver nas ruas, incompreendidas, desorientadas e infelizes.
Cada um de nós, enquanto seres humanos, temos a oportunidade de auxiliar ao próximo, basta um olhar, um gesto, uma palavra ... você pode ser o chefe, o marido/esposa, filho (a), amigo, colega de um indivíduo que apresenta um transtorno psicológico. 

Pense nisso!

Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica & Psicanalista Infantil)
Contatos: (11) 2834-3731 e 9.7487-8692
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
E-mail: psi.amsantos@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!