sábado, 18 de janeiro de 2014

*Desvendando o Transtorno Bipolar: Como obter ajuda?*


Há inúmeros estigmas acerca do Transtorno Bipolar, bem como preconceitos que permeiam a terminologia. Porém, torna-se essencial caracterizar como verdadeiramente estes indivíduos são. 
Desde a precocidade, considerando a infância e/ou adolescência, é possível notar os sinais da bipolaridade, que comumente são confundidos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e do Humor) ou até mesmo com os comportamentos inadequados presentes durante o período de adolescência. Portanto, o diagnóstico diferencial é imprescindível antes que qualquer indivíduo seja diagnosticado com Transtorno Bipolar.
A Bipolaridade, como o próprio termo explicita, faz alusão à dois momentos distintos, sendo que em um deles, caracterizado como "Mania ou Hipomania" se encontram sintomas como agitação; euforia; agressividade e/ou hostilidade; comportamento impulsivo de risco; dificuldade de concentração; insônia; indivíduo tenta abarcar inúmeras atividades de uma só vez; pensamento e verbalização acelerados. Já no outro momento, caracterizado como "Depressão", o paciente vivencia intensa tristeza; se sente incompleto; há ideação suicida; fadiga exacerbada; alterações nos hábitos alimentares e também no sono; perda de interesse em atividades que anteriormente proporcionavam prazer e satisfação; angústia constante.
O paciente que apresenta este transtorno, pode ter uma vida saudável tanto do ponto de vista emocional quanto físico, mas, para tanto, precisa da ajuda de diferentes profissionais, sendo estes o Psicólogo e o Psiquiatra. 
Por conseguinte, haverá introdução de medicamentos com intuito de minimizar os sintomas que inviabilizam a qualidade de vida, porém somente a Psicoterapia ou a Análise poderão instrumentalizar o paciente rumo à inúmeras descobertas sobre si mesmo, sobre seu inconsciente, de modo que olhar para o transtorno não seja mais algo tão aterrorizante como foi no início.
PROCURE AJUDA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO (A). 

Autora: Amanda Matos dos Santos (Psicóloga Clínica Hospitalar & Psicanalista)
Contatos: (11) 2834-3731 e 9.7387-8692
Site: www.amanda-matos.wix.com/psicologia
E-mail: psi.amsantos@outlook.com
Consultório: Avenida Doutor Pereira Vergueiro, 564A, Sala 6, Artur Alvim, São Paulo - SP - CEP: 03563-000

Facebook: https://www.facebook.com/psicologa.amandamatos
*AGENDE SEU ATENDIMENTO*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e/ou reflexão acerca da temática exposta é muito válida. Fique à vontade!